Carnaval

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi, pessoal!

Acabamos de passar pelo grande ritual brasileiro do carnaval. Fiquei pensando nos diferentes aspéctos mitologicos que essa grande festa apresenta.
O Roberto da Matta em 1981 escreveu um livro entitulado Universo do Carnaval: Imagens e Reflexões, apresentando aspéctos antropológicos.
Ao folhear o livro recentemente encontrei temas focalizados por Campbell: a Dicotomia Casa e Rua, A Feminilização do Mundo, a Mulher como Centro do Mundo, O Ambiguo no Carnaval, Máscaras, Relativizando a Morte e o Sagrado, Regressão ou Individualização.
O que que vocês acham?
Vamos trocar idéias, informações e reflexões a respeito desse tema.

Um abraço,

Theresa
Girassol

Ramanda
Associate
Posts: 26
Joined: Sat Jun 18, 2005 5:03 am

Post by Ramanda »

Querida Girassol,

A casa e a rua forma mesmo uma bela metáfora do Carnaval. Ser na rua aquilo que não se é ou que não se pode ser em casa!!!

Eu passei uma vez um carnaval em Olinda, com mil e um "cabras-macho" vestidos de mulher, deliciando-se a tentar nos imitar num requebro desajeitado.

O que nunca vi, nem por lá e nem por aqui em São Paulo ou no Rio uma cidade que tenha como marca do carnaval mulheres se vestirem de homens.

Por que será que é tão comum a fantasia da mulher nos homens durante o carnaval? Você tem alguma teoria a respeito?
1 - Seria por um culto ao objeto do desejo?
2 - Seria um desejo oculto em ser o próprio objeto?
3 - Ou seria oculto o objeto deste desejo?

E o sorteio daquele livro, Girassol, quem ganhou?

Um Bliss beijo para você.

Ramanda

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi, Ramanda

Eu acho que podemos ampliar muitas possibilidades a respeito do carnaval, as suas três pontuações podem ser aplicadas nesse movimento.
Em alguns lugares do Brasil, é comum que as mulheres se vistam como homem.
Estou lendo um livro que aponta para as origens do carnaval em Florença, quando terminar, compartilharei com vocês!

Um abraço,

Theresa
Girassol

Iniciante
Associate
Posts: 47
Joined: Thu Nov 18, 2004 1:40 am
Location: Brazil

Post by Iniciante »


Girassol, Ramanda & Macacão,

Passei um dia um carnaval em Olinda, nas ladeiras sob o céu de Pernambuco, literalmente ao léu.

Não tínhamos onde ficar, e o Deus Natureza nos presenteou com noites ao luar e manhãs de nascente a dormir na areia.

Se trago comigo uma imagem de carnaval não é a da fantasia, mas sim a do rasgar a fantasia da persona social.

No pós-momesco seguimos de "condução" - como assim chamam aos ônibus pinga-pinga, até a ilha de Itamaracá, onde ponteavam as cirandas de Lia.

Carnaval, Ramanda, ao invés da persona, ao invés da fantasia, eu vejo como a oportunidade da revelação.

E, pra vocês todos, uma boa festa no sábado de aleluia, onde também se comemora um bom carnaval nos bailes do interior.

Fui.
Iniciante

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi, Iniciante

Que bom que você pode aproveitar o caranaval em Pernambuco!
O que me encanta é a diversidade, cada pessoa encontra uma possibilidade diferente de vivenciar o carnaval e outros temas que a vida apresenta.

Um abraço,

Theresa

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi pessoal!

Chegamos ao final de mais um Carnaval, estou cansada de ver o que a revista Caras tem para mostrar sobre o assunto. Este ano achei os desfiles das escolas interminaveis. Tenho certeza que o Carnaval tem muito mais a dizer a respeito da diversidade do povo brasileiro.

O que voces acham?

Um abraco,
Theresa
Girassol

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi pessoal,

Quais são as roupagens arquetípicas que se apresentaram neste carnival? Alguma novidade mitológica em 2008?

Um abraço.

Theresa
Girassol

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Pessoal,

Na revista Psique de março encontrei um artigo entitulado “O CARNAVAL e a importância dos ritos” por Carlos São Paulo. Alguem leu? Podemos comentar aspectos ligados aos mitos que são vividos através dos ritos carnavalescos.

O espaço está aberto para “mitilogizarmos”o tema do carnaval! Como brasileiros, temos três opções: participar, assistir ou fugir!

Participem!
Comentem!

Um abraço,

Theresa
Girassol

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Pessoal,

Mais uma vez estou tentando envolver os participantes deste forum em temas ligados ao Carnaval. O que chama a minha atenção este ano é a tendência de cada vez mais “esticar” os quatro dias de folia.

O que chamou a atenção de vocês este ano?

Agradeço a sua participação!

Theresa
Girassol

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Mitos atuais...

Post by Girassol »

Oi pessoal,

Quais foram os mitos revelados nos ritos do Carnaval 2014?

Deixe aqui seu comentário.

Obrigada.

Theresa
Girassol

Locked