As Funções do Mito

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
nil001
Associate
Posts: 43
Joined: Fri Feb 23, 2007 3:22 am
Location: brazil

Post by nil001 »

Pessoal --
Publiquei no meu blog um artigo sobre as funções do mito de acordo com Campbell.
Eis um trecho.
"Em Linguagem e Mito, Ernst Cassirer escreve que os mitos são "um milagre do espírito". Eles são um meio de comunicação que se desenvolveu simultaneamente com a linguagem comum de nossos antepassados. Um dos traços distintivos dessa linguagem é que ela não se refere a uma realidade objetiva. Ela se refere a uma realidade interna, abstrata, conceitual ou emocional (invisível), pois o que ela tenta descrever é aquilo que não pode ser conhecido ou nomeado de maneira comum: a experiência mística de Deus, ou Deuses. Ela é uma linguagem de símbolos, de metáforas, uma linguagem de correspondências, não de referências."
http://monomito.wordpress.com/




Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Bem-vindo nil001,

Obrigada pela dica, com certeza vou ler seu artigo. Quando Joseph Campbell constatou as quatro funcoes do mito abriu o horizonte para compreensao da dimensao mitica em nossas vidas. Gostaria de sugerir que os participantes deste forum lessem o artigo do nil001 para trocarmos ideias e experiencias sobre o assunto.

Um abraco,

Theresa

(pessoal o meu computador esta sem acentos)
Girassol

Krishnamurti
Associate
Posts: 1
Joined: Mon Aug 29, 2011 3:05 am

Post by Krishnamurti »

Olá,

Sei que este post é antigo, mas gostaria de trabalhar um pouco mais essa questão das funções da mito.

A obra a partir da qual tento discutir é:
CAMPBELL, Joseph; KUDLER, David (Org.). Mito e Transformação. Tradução de Frederico N. Ramos. São Paulo: Agora, 2008.

Na referida obra, o capítulo 1, intitulado "A necessidade de ritos", traz como primeiro tema "As funções da mitologia". Cito abaixo três passagens que se referem à primeira função.

a) "Tradicionalmente, a primeira função de uma mitologia viva é conciliar a consciência com as precondições de sua própria existência - quer dizer, com a natureza da vida." (p.31)

b) "Esta é a primeira função da mitologia: não a mera reconciliação entre a consciência e as precondições de sua própria existência, mas a reconciliação com a gratidão, o amor, o reconhecimento da delicadeza. Pela amargura e pela dor, a experiência primordial no âmago da vida é doce, maravilhosa." (p. 32)

c) "As mitologia propõem jogos: como fazer de conta que estamos nos saindo assim ou assado. No fim, por meio do jogo, experimentamos aquele algo positivo que é a experiência do ser-no-ser, de uma vida com significado. Esta é a primeira função da mitologia: incutir em nós um sentido de deslumbramento grato e afirmativo diante do estupendo mistério que é a existência." (p. 34)

Gostaria de começar a discussão a partir da definição desta primeira função.

..Que processos ela encerra?
..De que forma ela se diferencia das outras?
..Que outras passagens do Campbell, deste ou de outros registros, se referem à essa primeira função?
..Que mitologias (histórias ou passagens) podemos utilizar como exemplo?

Abraços.

Locked