Ecumenismo

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
nil001
Associate
Posts: 43
Joined: Fri Feb 23, 2007 3:22 am
Location: brazil

Post by nil001 »

"O termo ecumenismo é de datação recente - 1948 - segundo o dicionário Houaiss. Este dicionário registra duas acepções da palavra: 1) apelo à unidade de todos os povos contido na mensagem do Evangelho e 2) movimento favorável à união de todas as igrejas cristãs. Ecumênico tem etimologia grega: “oikos” (casa); oikoumenikós,ê,ón ‘do ou aberto para o mundo inteiro’ pelo lat. oecumenìcus,a,um ‘universal, de todo orbe’. Portanto, num sentido lato, ecumenismo pode ser entendido como a busca de unidade entre as religiões ou até mesmo da humanidade. Neste último caso, poder-se-ia empregar o termo macro-ecumenismo.

Aparentemente o termo ficou confinado ao terreno das idéias e instituições cristãs, como meio de superar as diferenças e desavenças entre elas. Algumas instituições falam em ecumenismo irrestrito como se pretendessem unir todas as religiões debaixo de seu manto, porém com a manutenção da crença cristã e a diluição de outras crenças em sua tessitura. Nesse sentido, ecumenismo torna-se apenas uma falácia."
http://monomito.wordpress.com/

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi nil!

Será que a unidade entre as religiões é possível? Sinto me encantada com a diversidade e algumas vezes sou desafiada a respeitar crenças muitos diferentes das minhas. Nesse movimento enriqueço-me espiritualmente.

O que vocês acham?

Um abraço,
Theresa
Girassol

seacelo
Associate
Posts: 16
Joined: Wed Jun 25, 2008 2:45 pm

Post by seacelo »

ola pessoal. concordo discordando, seria bom se sesse como diria um amigo, sinto arrepios quando falam em ecumenismo, perdoem me pelo pessimismo, mas conhecendo mesmo só um pouco da história das religiões,sabendo que emtoda esta histório grupos dominantes costumavam não absorver outros grupos mas sim exterminá-los, ficaria deveras satisfeito se deixasem um pouco o ranço de deter a verdade em suas escrituras e começassem um movimento em direção de um firme reconhecimento da diversidade humana e seus produtos intelectuais. religião não é caminho. é sim o veiculo, o caminho é a fé e fé não é necessariamente dependente de um veiculo. até mais

Locked