Quantas pessoas utilizam o fórum JC em português?

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Quantas pessoas utilizam o fórum JC em português?

Post by BlissFollower »

Olá,

estive acessando o fórum por alguns dias e notei que o movimento por aqui é praticamente nulo, ao contrário do fórum em inglês (que tem discussões pegando fogo o tempo todo). Gostaria de saber quantas pessoas acessam o fórum (independente de postar algo ou não). Assim teríamos como criar mais discussões (que sejam do interesse de todos) por aqui e movimentar mais as idéias. Seria interessante se esse fórum tivesse um serviço de avisar quando alguém postou algo novo. Desse modo o fórum não seria tão facilmente esquecido. Mais moderadores também seria interessante. :idea:

e então? tem alguém aí?? :)
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

ué? só eu??? :shock:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi BlissFollower,

Bem-vindo ao forum em português!

As suas sugestões são excelentes; eu gostaria muito que a participação neste forum aumentasse. Sinto muito pela demora. Eu estava com dificuldades téchnicas para entrar no forum.

"[...] a vontade de ser o seu próprio ser é heroísmo."
(Ortega y Gasset)

Eu adorei esta citação. Para mim, ela vai ao encontro de uma citação de Joseph Campbell que eu também gosto muito:

“O privilégio de uma vida é o de ser quem você é.”

Eu sou a moderadora deste forum desde a sua criação em 2004. Gostaria que todas as pessoas que entram para lerem as mensagens aqui deixadas se sentissem a vontade para fazerem comentários.

Muito obrigada pela sua contribuição!

Um abraço.

Theresa
Girassol

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Girassol wrote:Oi BlissFollower,

Bem-vindo ao forum em português!

As suas sugestões são excelentes; eu gostaria muito que a participação neste forum aumentasse. Sinto muito pela demora. Eu estava com dificuldades téchnicas para entrar no forum.

"[...] a vontade de ser o seu próprio ser é heroísmo."
(Ortega y Gasset)

Eu adorei esta citação. Para mim, ela vai ao encontro de uma citação de Joseph Campbell que eu também gosto muito:

“O privilégio de uma vida é o de ser quem você é.”

Eu sou a moderadora deste forum desde a sua criação em 2004. Gostaria que todas as pessoas que entram para lerem as mensagens aqui deixadas se sentissem a vontade para fazerem comentários.

Muito obrigada pela sua contribuição!

Um abraço.

Theresa
Obrigada pelas boas vindas!

Bem, tenho outra dica para você... Não fique agradecendo a todos pelos posts que colocam( já reparei isso em outros tópicos). Isso também finaliza as possíveis discussões que poderiam surgir dali. É como se a pessoa já "tivesse feito o seu trabalho", "tivesse dado a sua contribuição" e PONTO. "Nada mais precisa ser dito".

Eu adicionei o link do fórum em Português na Wikipédia, nos verbetes: Joseph Campbell e Monomito. Espero que isso aumente um pouco a circulação de pessoas nesse fórum... :roll:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

apvieira57
Associate
Posts: 8
Joined: Thu Sep 20, 2007 5:34 pm

Post by apvieira57 »

Me liguei ao fórum e à página recentemente. Achei-o procurando informações sobre os livros de Campbell. Localizei o site e vi o fórum em português. Creio que a divulgação do fórum é pequena mas entendo que há boas chances dela prosperar. Sobre heróis não creio que existam muitos dispostos a discutir e acrescentar algo. Mas há uma multidão de fans de super-heróis que poderiam encontrar aqui uma roupagem mais nobre para o entretenimento que consomem, com histórias em quadrinhos.

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Olá apvieira!

realmente o fórum tem pouca divulgação... enquanto as discussões em português são praticamente paradas, as do fórum em inglês pegam fogo! :)

interessante o teu comentário sobre os super-heróis. Muita pouca gente mesmo se interessa em discutir heróis mitológicos/literários, ou melhor, discutir mitologia comparada. Na minha opinião, talvez movimentaria bastante as discussões o tema dos "heróis" religiosos e suas incríveis semelhanças de vida/morte/ensinamentos. Pelo menos foi o interesse nesse tema que me fez chegar até os livros de Campbell há alguns anos atrás.

você é fã de HQs?
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

apvieira57
Associate
Posts: 8
Joined: Thu Sep 20, 2007 5:34 pm

Post by apvieira57 »

Olá Bliss.... e demais participantes.
Não sou aficcionado por quadrinhos. Consumo-os como leitura esporádica. Tenho meus heróis preferidos, do tempo ainda da adolescência, e tenho outros adquiridos depois de mais adulto um pouco. Em comum, dentre todos os que mais gosto, um heroísmo que não é super... como em Batman, ou Spirit, ou mesmo Homem de Ferro (que, dizem, terá sua versão cinematográfica em 2008).
Sugeri em outro ponto deste fórum que quadrinhos não são uma boa analogia com este ambiente mais acadêmico de discussão, sobre mitos e heróis. Mas podem, sim, ser um bom começo. Algo que atraia para as discussões pessoas diferentes, com visões diferentes.

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

hmmmm... sim... Batman é um ótimo exemplo de herói que não pode ser considerado "super". Tanto por isso que é o meu preferido! :)
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Bem-vindo ao forum apvieira57, e muito obrigada pelas suas contribuições!

Eu acho super-importante manter este espaço aberto. A mitologia é criada através das mais diferentes manifestações culturais e intelectuais.

Eu me distanciei dos quadrinhos com a idade. Mais confesso ter ficado fascinada com o último filme do Homem Aranha...

Um abraço.

Theresa
Girassol

rafael brazil
Associate
Posts: 17
Joined: Sat May 31, 2003 5:00 am
Location: Campinas, Brazil

Post by rafael brazil »

Oi, BlissFollower, apvieira57 e Girassol!

Estou aqui e vivo! Meu nome é Rafael e estou envolvido com a Fundação há dez anos. Traduzi alguns livros do Campbell e faço boa parte da tradução dos membros da Fundação quando visitam o Brasil. Campbell salvou minha vida e a encheu de experiências. Tenho coordenado, nos últimos meses a Mesa Redonda Mitológica de Campinas, em São Paulo. A Girassol eu já conheço: oi, amiga Teresa!

Vamos tacar fogo neste fórum!

Rafael.
In order to get where you don't know, you should take the path you don't know - St. John of the Cross

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Olá Rafael!

Que bom que você retornou ao fórum! Eu havia visto alguns posts antigos seus! Poxa, adorei saber que você já traduziu trabalhos de Campbell... :) Poderias falar um pouco mais sobre esse seu trabalho (tipo, o que você já traduziu, possíveis dificuldades na tradução de Campbell, o que você gostou mais de traduzir etc)? (sou bem curiosa.. :D )

Ah, como funcionam essas mesas redondas? Já vi menções delas, mas nunca como são organizadas!!

Bem, e vamos tacar fogo nesse fórum mesmo!! Porque assunto é o que não falta! :mrgreen:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

apvieira57
Associate
Posts: 8
Joined: Thu Sep 20, 2007 5:34 pm

Post by apvieira57 »

Bom... que legal que tem gente como o Rafael que agora se apresenta. Nao sei como você vêem isso mas a questão da mitologia está em voga, dado que há muitos produtos audio-visuais sobre o tema. São tantos filmes que abordam, com pertinácia, o assunto que até me perco. Mas, preciso confessar, não sou estudioso do tema. Sou mais curioso do que qualquer outra coisa. Quando mencionei os quadrinhos, é porque, afinal, todos alí são super- heróis. São mitos. Eu acho que não são mitologia mas são a melhor referência contemporânea para a compreensão do assunto. E temos novos filmes (de super-heróis) chegando. Homem de Ferro é um deles. O que me dizem dele?

Greg Shaw
Associate
Posts: 4
Joined: Tue Apr 05, 2005 10:42 pm
Location: Bras__lia, Brasil

Post by Greg Shaw »

Oi Pessoal,

Sou americano. Eu conheci a Fundação Joseph Campbell pela primeira vez na sua reunião no Instituto de Esalen em 2005. Foi lá para investigar como todo mundo pode usar mitologia em serviço de paz e sobrevivência mundial. Depois, viajei alguns vezes para Ecuador e ajudei criar três DVDs e um web site para o Centro de Desenvolvimento Integral da Senhora Vera Kohn lá em Quito e Tumbaco. Mudei para Brasília em fevereiro.

Eu gostaria de responder com gentileza à aquela frase de apvieira57:

“Sugeri em outro ponto deste fórum que quadrinhos não são uma boa analogia com este ambiente mais acadêmico de discussão, sobre mitos e heróis.”

Primeiro, Joseph Campbell falou e escreveu para todo mundo, não para acadêmicos somente. Assim sendo, eu espero que a conversa neste fórum permaneça aberto para todos.

Também, embora eu não sei muito sobre quadrinhos, eu sou aconselhador ao Departamento de Mídia Comparativa na universidade de MIT nos EUA. O director do departamento, Dr. Henry Jenkins, é um verdadeiro acadêmico, e perito mundial na função de quadrinhos na mitologia do mundo. Ele acredita que, hoje em dia, quadrinhos são fontes da mitologia nova entre as mais poderosas. Por exemplo, numa conferência sobre “Quadrinhos e Convergência” na Universidade de Pennsylvania nos Estados Unidos há quatro anos, conforme o resumo no site http://humanities.sas.upenn.edu/02-03/j ... ummary.htm, Dr. Jenkins disse:

“A estória final ainda tem que ser escrita sobre os quadrinhos. Na sua manifestação atual, quadrinhos representam um fenômeno de mídia misturada, os super-heróis sendo a dimensão mais notável. Superman e Batman tornaram-se uma cultura conglomerada, como mostrado pela proliferação destas personagens no cinema, televisão e leitura.”

Para mim, a meta não é “quem sabe o máximo?”, mas como nós podemos usar a mitologia para facilitar caminhos aos respeito e encantamento para todos as pessoas do mundo, através das estórias delas.

Além disso todo, qual é a sua estória?

Atenciosamente,

--Greg
Gregory L Shaw

apvieira57
Associate
Posts: 8
Joined: Thu Sep 20, 2007 5:34 pm

Post by apvieira57 »

Olá para todos! Olá Greg.
Boa resposta. Bons os subsídios. Então... pelo visto... quadrinhos já não são só... quadrinhos. Mas é isso mesmo que eu queria provocar. Uma reflexão sobre este veículo tão interessante, que não é um livro nem tem a densidade de um mas que pode ser uma manifestação cultural relevante e capaz de contribuir com o propósito de discutir-se mitologia.
Eu não entendi muito bem a pergunta sobre qual é a (minha?) estória. Quer que fale de mim? Mas isso não tem relevância alguma. Eu estou aqui para aprender, e sei que, pelas suas qualificações, todos nós (eu inclusive) teremos muito a lucrar com sua participação aqui!
Se virmos manifestações mais ancestrais de quadrinhos, como os pisos em mosaico da basílica de Siena - Itália, ou os quadros do medievo, expostos no Uffizi, com os anjos "falando" com Virgem Maria através de balões (como em um quadrinho contemporâneo) entendemos que esta técnica de comunicação sempre teve papel fundamental. Será o mesmo agora, com os quadrinhos dos super-heróis, nos falando do super-homem mitológico?

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Bem-vindo ao fórum, Greg!

Creio que você e apvieira57 estão enriquecendo este tema com informações bem interessante.

Quando eu li a pergunta do Greg, “Qual é a sua estória?”, lembrei-me dos quadrinhos americanos American Splendor, onde o autor conta o seu dia-a-dia através das páginas de uma revista em quadrinhos.

Foi lançado um filme sobre a vida de Harvey Pekar, autor de American Splendor, que em português se chama “O Anti-Herói Americano”. Vale a pena conferir!

Um abraço.

Theresa
Girassol

Locked