Similaridades míticas "desconcertantes"

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Similaridades míticas "desconcertantes"

Post by BlissFollower »

Para alguns, ou melhor, para os que interpretam os mitos de maneira literal (prosa) e não simbólica (poesia) as similaridades míticas descritas aqui podem ser desconcertantes. Como foi postado em outros tópicos, este tipo de interpretação é muito característico nas grandes religiões, principalmente nas cristãs. Trago aqui um trecho traduzido e resumido, retirado do site:
http://www.mystae.com/restricted/reflec ... pagan.html
em que os "messias" de várias religiões têm suas histórias de vida e morte comparadas, mostrando como uma tradição é influenciada pela outra e como a essência dos mitos é universal. Uma pena que religião e mitologia comparada não sejam ensinadas nas escolas...

_______________________________________________________________

Deuses Ressurectos

"Muitas outras deidades, como por exemplo Tammuz, o deus dos antigos ensinamentos de mistério dos sumérios e fenícios, tinham nascido de uma virgem, morreram com uma ferida em seu flanco, e depois de três dias se levantaram de sua tumba, deixando-a vazia com a rocha da entrada rolada ao lado... É significativo que Belém não foi a única cidade de Davi, mas também o centro antigo de um culto a Tammuz, com um templo que permaneceu ativo nos tempos bíblicos" - Baigent, Leigh and Lincoln, The Messianic Legacy

"Então ele me levou para a porta do portal da casa do Senhor que estava em direção ao Norte; e havia mulheres se lamentando por Tammuz." - Ezequiel 8:14

Cada primavera, as mulheres cerimonialmente lamentam sua morte e uns poucos dias mais tarde celebram sua ressurreição.

"Wittoba, um dos deuses hindus, é representado com furos de lança nas mãos com os braços estendidos na forma de uma cruz romana. A imagem é coroada com uma coroa pata, tipica de todas as encarnações de Vishnu. Os pés também estão pregados.


"Em Anacalypsis de Godfrey Higgins, o deus Indra é descrito em uma cruz com cinco ferimentos representando buracos de lança. Nas narrativas mais antigas de Prometheus, é dito que este salvador foi lanceteado por um raio ereto de madeira do qual foi afixado braços de madeira. A cruz foi situada no Mt. Caucusus, perto do mar Cáspio. A história da crucificação de Prometheus, enterro e ressureição foi encenada em uma pantomina na antiga Atenas 500 anos antes de Cristo".

"Nós encontramos ao menos 12 personagens míticos-históricos antes do advento de Cristo que são ditos terem sofrido crucificação/morte e tenham se elevado dos mortos. Entre eles estão:

Krishna
Wittoba
Osiris
Attis
Indra
Prometheus
Mithra
Dionysus
Hesus
Aesculapius
Adonis
Apollonius of Tyana



Várias destas figuras são ditas terem sido crucificadas no equinócio da primavera e terem se elevado no terceiro dia " - The Christian Conspiracy: The Orthodox Suppression of Original Christianity

Entre a data tradicional da celebração do solstício de inverno, 25 de dezembro, e o equinócio da primavera (páscoa, ou Easter, da deusa da terra latina), havia uma busca por Osíris, o deus egípcio da ressurreição. Isto corresponde aos 40 dias de aparecimentos pós-ressurreição de Jesus relatada nos Atos.

"O deus salvador e as deusas da fertilidade realizam seus festivais de ressurreição na lua cheia que segue o equinócio vernal. A cristandade celebra a festa da ressurreição na mesma data. Uma das mais conhecidas deusas da fertilidade foi Easter, ou Ishtar, Astarte e Ashtaroth."
- William Harwood, Mythologies Last Gods: Yahweh and Jesus

Mithras, o salvador

"Rejubilem-se, sagrado bando de iniciados, seu deus se elevou dos mortos. Suas dores e sofrimentos devem ser sua salvação" - palavras pronunciadas pelo sacerdote mitraico.

O mitraismo "postulava um apocalipse, um dia do julgamento, uma ressurreição da carne e uma segunda vinda do próprio messias, que finalmente derrotaria o princípio do mal. Dizia-se que Mitras nascera em uma caverrna ou gruta, onde pastores o atenderam e lhe deram presentes". - Baigent, Leigh and Lincoln, The Messianic Legacy

"Como os cristãos, os mitraistas acreditavam que seu salvador tinha descido do céu à Terra; tinha partilhado uma última ceia com 12 seguidores; tinha redimido a humanidade do pecado ao verter seu sangue e tinha se elevado dos mortos. Eles até mesmo batizavam seus convertidos (por meio do sangue do touro) para lavá-los de seus pecados ." - Quest for the Past

O mitraismo também tem as seguintes correspondências com a cristandade:

Era dito que Mitras fora enviado por um deus pai para vencer o mal e as trevas no mundo.

Mitras nasceu de uma virgem, um nascimento testemunhado apenas por pastores.

Mitras foi descrito várias vezes como O Caminho, A Verdade, A Luz, A Palavra, O Filho de Deus.

Ele também foi conhecido como o Bom Pastor e era freqüentemente representado com um carneiro em seus ombros.


:idea: :shock:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

mysterium coniunctionis
Associate
Posts: 8
Joined: Fri Oct 12, 2007 6:07 pm
Location: LUXITANIA_PORTO_PORTUGAL

Post by mysterium coniunctionis »

Olá.

O aparcimento de Deuses que eram retirados da vida no apogeu da idade,mortificados,esquartejados,dissolviam sua estrutura,desciam aos infernos e renaciam,corresponde ao périplo da semente.

Qualquer semente é retirada do frutro original,desce aos infernos ao ser semeada, e renasce no tempo proprio até á maturidade,para novo ciclo.

Quando a humanidade se começou a sedentarizar,enfraqueceu o recurso exclusivo á caça para a alimentação,descubrindo a agricultura.
Aqui as sociedades matriarcais enfarquecem,visto que o papel atribuido ás Deusas mães no propiciamento á reprodução de animais é substituida pelos Filhos Semente,que propiciam a ressureição das mesmas sementes , prodigalisando a ascensão da agricultura.

No Egipto como exemplo,o vale do Nilo todos os anos era assolado pelas cheias que fertilisavam as terras e trasiam a promessas de boa sementeira.

Assim Osiris éra o deus Semente que depois de morto por seus irmãos e lançado as quatro cantos do Egipto,ressuscitava através da preseverança de Isis a Deusa mãe.

A imagem muito comun do Deus-menino no colo da Divina Mãe tal como Attis no colo de Cibele as madonas renascentistas etc,revelam a importancia desta transformação.

Já agora,mitos do novo mundo que atestem a evidencia e universalidade do Arquetipo , visto que mitos europeus são sobeijamente conhecidos.

Terão os Maias Incas Astecas ou outros povos autoctones,mitos semelhantes?
Gostaria de saber.Dêm exemplos.

Abraço.
_â no ponto central,entre o Esquadro da Raz_£o e do Compasso da Intui_ß_£o,que est_° tudo o que se perdeu...

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Olá,

Eu não sei qual é a resposta para a sua indagação, fico curiosa!!!

BlissFollower tem excelentes referências bibliográficas; vamos pesquisar?

Um abraço.

Theresa
Girassol

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Taí uma boa pergunta!

Nunca me aprofundei muito na mitologia dos povos pré-colombianos... e particularmente, também nunca vi ou ouvi falar de nada nos mitos deles que se assemelhasse a essa imagem do "Deus-menino no colo da Divina Mãe"... é algo que me deixou intrigada... pelo pouco que conheço da mitologia desses povos, ela costuma ser um bocado diferente da mitologia que costumamos aprender nas salas de aula.

Vou pesquisar mais.... :?:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Locked