Nova Moderadora

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Nova Moderadora

Post by BlissFollower »

Olá pessoal!

Criei esse tópico para comunicar a todos que agora ajudo a moderadora Girassol na moderação deste fórum! :)

Espero poder movimentar mais as discussões por aqui, e pretendo trazer sempre artigos relevantes à temática do fórum.

Gostaria de encorajar aos que lêem essa mensagem a postar artigos, dúvidas ou comentários/opiniões sobre os tópicos e a criarem novos! Críticas também são bem-vindas! :mrgreen:

Bem, é isso!
Agora é mãos à obra! :P
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

apvieira57
Associate
Posts: 8
Joined: Thu Sep 20, 2007 5:34 pm

Post by apvieira57 »

Olá,

Encontrei um termo curioso e gostaria de contyar com esclarecimentos. MORS é o equivalente na mitologia romana a TANATOS, personificação da morte na mitologia grega. Não conseguia a nome. Alguém pode me dar mais informações? Meu latim é pobre. MORS é MORTE em latim?
Comentários!

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Hmmmm... até onde eu sei, "Mors" é morte em latim sim! Quanto ao "Mors" da mitologia romana, pelo que achei, ele é o filho da deusa da noite, "Nox" e é irmão da personificação do sono, "Somnus". Já apareceu em histórias de Hércules, e normalmente é apresentado como um servo de Plutão, o deus do submundo. Interessante que quase não há muita informação sobre ele. Pelo menos, achei muito pouca. Na maioria das vezes só uma pequena referência.

A sua pergunta sobre ele tem algo a ver com "Sandman"? :P Logo que li seu post isso me veio à mente!
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

apvieira57
Associate
Posts: 8
Joined: Thu Sep 20, 2007 5:34 pm

Post by apvieira57 »

Oi...

Não tem a ver com o Sandman não, até porque não conheço o herói. Qual é a relação? Conte pra mim! E pros demais membros do fórum.
Na verdade, queria esclarecer essa figura chamada MORS, da qual nunca tinha ouvido falar. TANATOS eu conhecia. Aliás, acho que é nome bastante conhecido. A gente tende a misturar os nomes romanos e gregos das deidades. Em geral, os nomes romanos tendem a ser mais conhecidos! Veja Hécules, como você mesma citou. É o nome romano do herói Héracles (grego).
Explique o Sandman.... gostaria de saber a analogia que você construiu.

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Ahhh... bem, é que em Sandman há esses personagens, os "Perpétuos" (Destino • Morte • Sonho • Destruição • Desejo • Desespero • Delírio)
Como você disse que gostava de algumas HQs, e Sandman é uma com muita mitologia e simbolismo, sei lá, liguei os pontos! hihihi

Tanatos é bem conhecido, realmente. Já Mors... eu só sabia como sendo uma palavra latina para "morte". Interessante isso de alguns nomes acabarem ficando mais conhecidos do que os seus equivalentes em ambas as mitologias. Como foi que você chegou no personagem "Mors"?
:?:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Ah, procurando mais sobre Mors, encontrei Letum/Letus como sendo também outros nomes latinos para ele...
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

apvieira57
Associate
Posts: 8
Joined: Thu Sep 20, 2007 5:34 pm

Post by apvieira57 »

Oi...

Eu cheguei a MORS procurando... indicações sobre mitologia greco-romana. Acho que foi na Wikipédia. Foi em um desdobramento de conversas aqui no fórum. Engraçado isso... eu não me lembro precisamente como foi... mas foi tão recente! O fato é que lá dizia que MORS correspondia a TANATOS e eu embatuquei com isso! Nunca tinha ouvido nem falar. Há nomes que, aqui e ali, você sempre acaba ao menos ouvindo (ou lendo). Mesmo sem conseguir associar claramente nome e objeto, você sabe que já o ouviu. Mas MORS é palavra que nem conhecia, muito menos que se trata de nome de deidade romana, veja você! Por exemplo: cupido e eros.... são nomes que conhecemos. Hera, mulher de Zeus. Júpiter e Zeus. Vênus e Afrodite (que são as mesmas deusas). Palas Atena e Minerva (idem). E mesmo os menos cotados... Tritão, pai de Netuno... enfim. Mas o tal MORS nunquinha! Tudo bem porque agora estamos aqui, tricotando no fórum. Tomara que mais alguém entre e nos questione!

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Apvieira... chegou mais gente para tricotar conosco!! :D
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Metatron
Associate
Posts: 4
Joined: Fri Dec 28, 2007 12:30 am

Post by Metatron »

Olá pessoal. Segundo o "Dicionário Latino Português" de Dirceu A. V. Rodrigues, Brasil Editora, MORS é morte em latim. Uma pequena contribuição no meu pequeno começo.

Abraços.

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Metatron:

Bem-vindo ao forum!

Eu também gosto muito de buscar a origem das palavras. Muitas vezes é possível encontrar narrativas superintersantes!

Um abraço.

Theresa
Girassol

seacelo
Associate
Posts: 16
Joined: Wed Jun 25, 2008 2:45 pm

Post by seacelo »

ola guris e gurias, prima vez no forum, estou feliz por compartilhar com voces. se tiverem paciencia posso perguntar a um ex aluno atual e muito amigo sobre a palavra mors, e a semana que vem digo alguma coisa.

seacelo
Associate
Posts: 16
Joined: Wed Jun 25, 2008 2:45 pm

Post by seacelo »

ola guris e gurias, prima vez no forum, estou feliz por compartilhar com voces. se tiverem paciencia posso perguntar a um ex aluno atual e muito amigo sobre a palavra mors, e a semana que vem digo alguma coisa.

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Olá seaselo!

Seja bem-vindo ao fórum!

E uma perguntinha: como você chegou a esse fórum? :)
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

seacelo
Associate
Posts: 16
Joined: Wed Jun 25, 2008 2:45 pm

Post by seacelo »

:D oi bliss, nos anos 90 do séc. passado não lembro que ano ganhei de minha irmã um livro de capa azul do joseph campbell, ñ lembro o nome do livro, li e reii, depois emprestei{jamais farei de novo) numca mais vi o livro, tres anos atras me deparei dentro da locadora de dvds que vou com 2dvds duplos muito interessantes, o poder do mito que saiu pela cultura marcas e armas germes e aço da discovery, bem, o poder do mito dá voz, imagem, a uma pessoa muito muito legal de se ler, quanto mais ouvir e ver. entrei na internet e estou aqui.

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

ah seaselo... então você teve um contato diferente com Campbell! Aqui, pelo que notei, a maioria do pessoal conheceu o Prof. a partir da entrevista que deu origem ao livro e documentário "O Poder do Mito". Realmente, a entrevista consegue fazer com que Campbell seja mais admirado ainda como pessoa. Se já era legal de ler, ver e ouvir foi melhor ainda! Também comprei o DVD e nunca o assisto o suficiente... toda vez que volto a ver a entrevista descubro novas coisas. O prof. Campbell, mais do que um erudito, era um grande sábio. E o mundo, atualmente, está bem carente de pessoas assim. É uma lástima observar para onde estamos nos dirigindo. A cada dia, mais a irresponsabilidade e imaturidade são pregadas como "liberdade" pela mídia, e com mais facilidade são aceitas como "normal" por todos. Sabedoria, comprometimento, caráter e honra parecem realmente virtudes do passado. Será que o mundo caminha desse jeito pela falta de um mito que o guie, como propôs Campbell? Será essa a razão do vazio existencial principalmente nas novas gerações? :idea:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Locked