Transcreva um trecho/parágrafo!

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Transcreva um trecho/parágrafo!

Post by BlissFollower »

Pessoal,

Não sei se mais alguém por aqui tem o hábito de colecionar trechos, parágrafos, frases, enfim, mensagens inspiradoras de livros/filmes etc. Gostaria de propor a todos de colocarem aqui essas mensagens, que para vocês são significativas/inspiradoras, ou que de algum modo melhoraram/alegraram/emocionaram ou iluminaram alguma fase da vida de vocês! Acho que todos podemos nos beneficiar muito disso!! O que acham?
Bem, já que comecei, aqui vai algumas das minhas preferidas:

"Nossa vida desperta o nosso caráter. Você descobre mais a respeito de você mesmo à medida que vai em frente. Por isso é bom estar apto a se colocar em situações que despertem o mais elevado e não o mais baixo da sua natureza. 'Não se deixe cair em tentação'."
(Joseph Campbell).

"Estamos em nosso próprio mundo e no mundo que nos foi dado, lá fora, e o problema todo é conseguir uma relação harmoniosa entre os dois. Eu cheguei a esta sociedade, portanto devo viver de acordo com ela. É ridículo não viver de acordo com esta sociedade, porque, a menos que o faça, não estarei vivendo. Mas não posso permitir que esta sociedade me diga como devo viver. Cada um deve construir seu próprio sistema, que pode contrariar as expectativas da sociedade, e a sociedade talvez não o aceite. Mas o objetivo da vida é viver dentro do campo oferecido pela sociedade, que efetivamente sustenta você."
(Joseph Campbell)

"Uma coisa que se revela nos mitos é que, no fundo do abismo, desponta a voz da salvação. O momento crucial é aquele em que a verdadeira mensagem de transformação está prestes a surgir. No momento mais sombrio surge a luz."
(Joseph Campbell)

“Não há nenhum significado na vida - cada um tem que criá-lo. Somente se você o criar você vai descobrí-lo. Tem que ser inventado em primeiro lugar. Não se encontra o significado ali concreto como uma pedra; tem que ser criado como uma canção. Não é uma coisa; é um significado que você traz com sua consciência. Não o espere. Ele nunca surge só com a espera.”
(Osho)

"As rosas florescem tão belamente porque elas não estão tentando se tornar lótus. E os lótus florescem tão belamente porque eles nunca ouviram as lendas sobre as outras flores. Tudo na natureza acontece tão belamente em harmonia porque ninguém está tentando competir com ninguém, ninguém está tentando se tornar qualquer outra pessoa. Tudo é do jeito que é. Observe o que isso quer dizer! Seja somente você mesmo e lembre-se que você não pode ser nada além disso, independente do que faça. Todo o esforço é fútil. Você deve ser somente você mesmo..."
(Osho)

Bem, por enquanto deixo somente essas... poderia encher páginas e mais páginas aqui do fórum! Quero ver a de vocês!! :wink:

p.s: Não precisa ser de Campbell ou sobre mitologia... qualquer mensagem que for significativa para vocês de alguma maneira, está valendo ok!!
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Pessoal,

O livro Reflexões sobre a arte de viver da editora Gaia e uma coletânea de textos da obra de Joseph Campbell, editados por Diane K. Osbon. Este livro contem belas citações retiradas da obra de Campbell.

Um abraço.

Theresa
Girassol

Metatron
Associate
Posts: 4
Joined: Fri Dec 28, 2007 12:30 am

Frase

Post by Metatron »

Olá a todos. Gostaria de contribuir com uma frase anônima que acho fantástica, retirada de um livro chamado 'O Livro da Natureza' de Fritz Kahn, atribuida à cultura hindu...

SE A POSSE DE UM MUNDO PERDESTE, NÃO SOFRAS POR ISSO... NÃO IMPORTA!
SE A POSSE DE UM MUNDO GANHASTE, NÃO TE ALEGRES POR ISSO, NÃO IMPORTA!
PASSAM AS DORES E OS PRAZERES, E TU PELO MUNDO PASSAS... NÃO IMPORTAS!

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

olá!

Finalmente alguém se manifestou com uma bela citação! Adoro "colecionar" frases/pensamentos... seria muito interessante se mais delas surgissem por aqui!! :)
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Liberto
Associate
Posts: 5
Joined: Sat Nov 10, 2007 2:14 am
Location: Curitiba, Brasil

Post by Liberto »

Ouvi esta frase em um filme e, na ocasião, me marcou.

"Mudar para os outros é mentir para si mesmo"

Tem muito a ver com a última frase de Osho postada pela Bliss Follower...


Abraços a todos.

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Bem.... atualizando o acervo de frases, aqui vai mais algumas, que significam muito para mim:

"Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário". Albert Einstein

"Tudo passa: o que ontem era verdade, hoje é erro; e o que antes de ontem era considerado erro, será talvez uma revelação amanhã."Carl Gustav Jung

"Para que teu próprio ser seja autêntico, e isto deve ser seguido como a noite segue o dia, não podes então ser falso com ninguém."Shakespeare

:idea:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Olá BlissFollower:

Obrigada pela contribuição. Eu acho que as citações que chamam a nossa atenção nós ajudam na construção da nossa mitologia pessoal.

Um abraço.

Theresa
Girassol

seacelo
Associate
Posts: 16
Joined: Wed Jun 25, 2008 2:45 pm

Post by seacelo »

gosto deste samba que ouvi a tempos atras o meu unico fracasso é a tatuagem no meu braço, é feliz quem já viveu aflito e hoje tem a vida sossegada, muita gente tem o corpo tão bonito mas tem a alma toda tatuada. é um samba de neson cavaquinho e paulo gesta. abraços

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

olha.. particularmente não sou fã de samba... mas para esse vou ter que abrir exceção! Em tão poucas e simples palavras, disse tudo. Ótimo! :wink:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Seacelo,

Com certeza este sambinha ajuda a exercitar a escuta simbólica. Ele contém uma metáfora bem forte para este momento.

Um abraço.

Theresa
Girassol

rodrigop
Associate
Posts: 1
Joined: Tue Jun 09, 2009 3:22 am
Contact:

CONHEÇO UM TRECHO DE UMA MUSICA QUE DIZ MUITA COISA:

Post by rodrigop »

Quando não tiver mais nada
Nem chão, nem escada
Escudo ou espada
O seu coração
Acordará!...

Quando estiver com tudo
Lã, cetim, veludo
Espada e escudo
Sua consciência
Adormecerá!...

E acordará no mesmo lugar
Do ar até o arterial
No mesmo lar
No mesmo quintal
Da alma ao corpo material...

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna
Hare Hare
Hare Rama
Hare Rama
Rama Rama
Hare Hare

Quando não se têm mais nada
Não se perde nada
Escudo ou espada
Pode ser o que se for
Livre do temor...

Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna
Hare Hare
Hare Rama
Hare Rama
Rama Rama
Hare Hare

Quando se acabou com tudo
Espada e escudo
Forma e conteúdo
Já então agora dá
Para dar amor...

Amor dará e receberá
Do ar, pulmão
Da lágrima, sal
Amor dará e receberá
Da luz, visão
Do tempo espiral...

Amor dará e receberá
Do braço, mão
Da boca, vogal
Amor dará e receberá
Da morte
O seu dia natal...

Aaadeeeus Dooooor...

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Ser você mesmo em um mundo que está constantemente tentando fazer de você outra coisa é a maior realização.”

Ralph Waldo Emerson
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Locked