apresentação!

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
mysterium coniunctionis
Associate
Posts: 8
Joined: Fri Oct 12, 2007 6:07 pm
Location: LUXITANIA_PORTO_PORTUGAL

apresentação!

Post by mysterium coniunctionis »

Olá !
Meu nome é Cassiano,moro no Porto,Portugal
Li as obras de Campbell,o poder do mito e o Heroi dos mil rostos e muita outra informação da net.
Sou grande admirador de Jung,li Quase a totalidade das "Obras Completas"
O facto de existir um forum Sério em portugues que verse estes assuntos foi um bom achado,eis porque me inscrevi.
Como portugues sou apaixonado pelo nosso imaginario,
Camoes com o seu Heroi,Vasco da Gama,a maneira dos classicos,constitui um bom exemplo,nao falando de Camilo,e Theofilo Braga,Pessoa,e das numerosas lendas e narrativas cujos autores,a alma Luza,não fizeram mais que cristalizar a erupção arquetipa.

Abraço.

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Bem vindo!

Post by Girassol »

Bem-vindo ao fórum mysterium coniunctionis:

A literatura e a poesia portuguesa me encanto. A obra do Fernando Pessoa causa um profundo impacto na minha vida.

Um abraço.

Theresa
Girassol

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Olá Cassiano!!

Que bom saber que você é um grande admirador de Jung, somos dois! Foi a partir dos meus estudos de psicologia profunda que cheguei até Campbell! Ainda não consegui ler todos os livros das "Obras Completas", mas vou chegar lá! Inclusive, aqui no fórum postei uns links do Youtube para vídeos do Jung. Muito, muito interessantes por sinal! :)

espero que você goste aqui do fórum!

"Mysterium Coniunctionis" é um dos títulos que ainda me faltam ler, da obra de Jung. Dizem que é bem complexo, já que aborda Alquimia e o processo da individuação. Você achou complexo?

Ah, legal este ser o seu nick! :mrgreen:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

mysterium coniunctionis
Associate
Posts: 8
Joined: Fri Oct 12, 2007 6:07 pm
Location: LUXITANIA_PORTO_PORTUGAL

Post by mysterium coniunctionis »

Olá e obrigado!
O problema em Jung quando nos dirigimos a ele através dos seus escritos ,é de que necessitamos de alguma "bagagem" nas areas do saber tradicional,religioes,e por ai ,bastante grande e que a maioria das pessoas não estão familiarizadas.
Alquimia,Astrologia,mitologia,cultura classica,são algumas dessas areas.
É o "problema" dos grandes sabios,lol,esquecem os "pequeninos" depois é o esforço que temos de fazer até chegarmos a eles.

Desde muito cedo que li varios autores que nada tem a ver com psicologia
seja Jaques Bergier por exp,a maioria dos livros da coleccão Esfinge,livros de alquimia ,fulcanelli,etc.o que me deu felizmente alguns conhecimentos que me permitem comprender o que virá a seguir...
Quando li pela primeira vez um livro dele e esse foi..."Arquetipos e Inconsciente Colectivo" pouco percebi,ou melhor foi dificil establecer um nexo.Voltei para tráz e claro li autores menos complexos seus disciplos ,Von Franz, ou outros que somente se referiam a ele e a seu sistema de pensamento.

Quanto á alquimia,bem Jung dizia que o processo de transformação da "materia prima" em "ouro"ou "pedra filosofal através de processos que envolvem a transformação da materia desde a OBRA A NEGRO,a decomposição ,a OBRA A PRATA ,a reconstrução do corpo,a primeira medicina,até a OBRA A OURO a elevação, a descoberta da imortalidade , a suprema mediciana ,a paneceia universal,eram projecçoes do inconsciente do proprio alquimista sobre a materia no seu proprio Processo de Individualisação

O paralelo é de que a materia no evoluir constitui a imagem da evolução do alquimista no precesso de vir a ser o que sempre se foi, analogicamente o que a materia contém encerrada em si como Quinta Essencia.

Assim o "Nigredo" era o confronto com a Sombra e sua integração
a Anima_Animus vinha em seguida e recohecia-se nas imagens do REI_RAINHA no HERMAFRODITA etc.
O ultimo estagio seria a união do Ego com o Self no mesmo eixo,a pedra filosofal em si.
Resumidamente era isso que o alquimista via,ou melhor,projectava sobre a materia.

Quanto aos livros com este titulo,e eles são uma serie de três ,envolvem realmente alguma complexidade,mas o mais complexo talvez seja "AION -arquetipo do Si Mesmo"

Abraço!
_â no ponto central,entre o Esquadro da Raz_£o e do Compasso da Intui_ß_£o,que est_° tudo o que se perdeu...

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Jung

Post by Girassol »

Oi Pessoal,

Que bom puder converser sobre Jung aqui no fórum. Eu comecei a ler Jung aos 17 anos por acaso. Estava fazendo cursinho pré-vestibular e ao entrar em uma livraria me apaixonei pelas imagens do livro “O Homem e Seu Símbolos”. Ao tentar lê-lo, não entendi nada. Tive que aprender a terminologia Jungiana.

Hoje aos 46 anos sinto-me muito grata por ter incontrado Jung tão jovem. Venho acompanhando meus sonhos desde esta época; para mim, minhas imagens oníricas tem sido a melhor forma de compreender Jung.

Um abraço.

Theresa
Girassol

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

mysterium coniunctionis wrote:Olá e obrigado!
O problema em Jung quando nos dirigimos a ele através dos seus escritos ,é de que necessitamos de alguma "bagagem" nas areas do saber tradicional,religioes,e por ai ,bastante grande e que a maioria das pessoas não estão familiarizadas.
Alquimia,Astrologia,mitologia,cultura classica,são algumas dessas areas.
É o "problema" dos grandes sabios,lol,esquecem os "pequeninos" depois é o esforço que temos de fazer até chegarmos a eles.

Desde muito cedo que li varios autores que nada tem a ver com psicologia
seja Jaques Bergier por exp,a maioria dos livros da coleccão Esfinge,livros de alquimia ,fulcanelli,etc.o que me deu felizmente alguns conhecimentos que me permitem comprender o que virá a seguir...
Quando li pela primeira vez um livro dele e esse foi..."Arquetipos e Inconsciente Colectivo" pouco percebi,ou melhor foi dificil establecer um nexo.Voltei para tráz e claro li autores menos complexos seus disciplos ,Von Franz, ou outros que somente se referiam a ele e a seu sistema de pensamento.

Quanto á alquimia,bem Jung dizia que o processo de transformação da "materia prima" em "ouro"ou "pedra filosofal através de processos que envolvem a transformação da materia desde a OBRA A NEGRO,a decomposição ,a OBRA A PRATA ,a reconstrução do corpo,a primeira medicina,até a OBRA A OURO a elevação, a descoberta da imortalidade , a suprema mediciana ,a paneceia universal,eram projecçoes do inconsciente do proprio alquimista sobre a materia no seu proprio Processo de Individualisação

O paralelo é de que a materia no evoluir constitui a imagem da evolução do alquimista no precesso de vir a ser o que sempre se foi, analogicamente o que a materia contém encerrada em si como Quinta Essencia.

Assim o "Nigredo" era o confronto com a Sombra e sua integração
a Anima_Animus vinha em seguida e recohecia-se nas imagens do REI_RAINHA no HERMAFRODITA etc.
O ultimo estagio seria a união do Ego com o Self no mesmo eixo,a pedra filosofal em si.
Resumidamente era isso que o alquimista via,ou melhor,projectava sobre a materia.

Quanto aos livros com este titulo,e eles são uma serie de três ,envolvem realmente alguma complexidade,mas o mais complexo talvez seja "AION -arquetipo do Si Mesmo"

Abraço!
Oi Cassiano!

Jacques Bergier, o nome me é incrivelmente familiar, mas até o momento não me lembro se cheguei a ler algo dele. Desde bem novinha que também tenho lido muita "literatura alternativa", esotérica mesmo, muito porque sempre me interessei por Ocultismo e História das Religiões. Já li um bocado de livros sobre bruxaria, maçonaria, rosacruz, alquimia, astrologia medieval e antiga, Magia etc. O meu interesse por Parapsicologia me fez chegar até a Psicolgia Analítica de Jung. Gostei imediatamente dele pelo fato de sempre ter se interessado em estudar também os "fenômenos ocultos". O primeiro livro das obras completas de Jung que li foi "Psicologia e Religião"... Acho uma ótima dica para quem quer começar a ler Jung, exatamente o que você fez: começar a ler as obras dos discípulos de Jung antes de ler o próprio!

Pois é, me admira que até hoje ainda exista muita gente (que até estuda esses temas) que acredita que o processo alquímico se resumia a "tentar fazer ouro", literalmente. Já li outros estudos sobre o processo alquímico como sendo um tipo de metáfora para o processo de individuação, como concebido por Jung.

A tua explicação me deixou com vontade de ler os livros! :D
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Pessoal,

O livro JUNG VIDA & OBRA da reconhecida psiquiatra Nise Da Silveira foi uma excelente forma de compreender a obra de Jung para mim.

Nise era uma profunda conhecedora da obra de Jung e criou um trabalho inovador no Rio de Janeiro colocando a teoria na prática de maneira muito ousada para a sua epoca. Nise teve direitamente com Jung para discutir o seu trabalho e se submeter sessões de psicologia analítica com ele.

Nise considerava muito importante conhecer as diferentes mitologias criadas pelo ser humano e muitas vezes menciona Campbell na sua obra.

VALE A PENA CONFERIR!

Um abraço.

Theresa
Girassol

Locked