Novo membro

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
Liberto
Associate
Posts: 5
Joined: Sat Nov 10, 2007 2:14 am
Location: Curitiba, Brasil

Novo membro

Post by Liberto »

Olá a todos.

Foi com muita surpresa e alegria que tomei conhecimento deste fórum em português.
Talvez seja esta a oportunidade de trocar algumas idéias sobre os pensamentos de Campbell já que, entre meu círculo de amizades, não tenho muita oportunidade para isso.
Conheci Campbell em uma entrevista veiculada na TV cultura. Era então um momento delicado em minha vida. Estava desempregado e fragilizado. Aquela entrevista me atingiu como uma bomba. Meu Deus! Aquele cara estava falando, de uma forma profundamente embasada e estruturada, tudo aquilo que eu sempre pensei sobre religião e sociedade. Estava salvo! Sim, existia alguém que conseguia juntar todas as peças do quebra-cabeças! A figura que surgia deste quebra-cabeças montado era aquilo que eu sempre precisei para poder me situar neste planeta. Eu precisava de uma base "teórica" para minhas crenças. Pode parecer exagero mas, sempre fui uma espécie de ateu cético atormentado por um sub-consciente moldado por educação de colégio de freiras...

Fui salvo, estou liberto! Viva Campbell!

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Olá Liberto!

Fiquei chocada com a sua mensagem! Eu mesma podia tê-la escrito a meu próprio respeito!! Já havia tido contato com o trabalho de Campbell há muitos anos, e ele acabou ficando esquecido por um tempo. Um belo dia, ou melhor, uma bela noite, virando de canal, parei na TV Cultura. Estava passando a famosa entrevista do "Poder do Mito". No trecho que peguei, Campbell falava do poder do ritual de passagem da infância para a fase adulta. E como isso faz falta, e tem sido eliminado aos poucos das sociedades atuais. E isso também aconteceu num momento chave da minha vida. Depois disso, foi como se tudo passasse a se encaixar novamente. Comprei o DVD da entrevista, e vez ou outra revejo algumas partes. Também já fui uma atéia das mais céticas que foi educada (não à isso..rs) em colégio conservador católico (dirigido por freiras). Que coisa, não? :mrgreen:

Seja muito bem vindo ao fórum!! :D
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Liberto,

Bem-vindo ao forum! Obrigada por compartilhar parte da sua história de vida conosco. Esta entrevista também causou e ainda causa um grande impacto na minha vida. Muitas vezes sinto um eco dentro de mim, algo visceral. Ao escutar Campbell, sinto um estímulo para caminhar na direção de quem eu sou.

Um abraço.

Theresa
Girassol

seacelo
Associate
Posts: 16
Joined: Wed Jun 25, 2008 2:45 pm

Post by seacelo »

oi gente,a pergunta que faço depois de ler este forum é: será que estou lendo ecos, é possivel isto? todos tem uma introdução àquela figura amorosa do Dr campbel, como eu? :D

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Pois é.... aqui é o local (virtual) onde se reúnem, mesmo que silenciosamente, os admiradores do Prof. Cambpell!
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Cleomar Ribeiro
Associate
Posts: 2
Joined: Tue Sep 16, 2008 10:36 pm
Location: Brazil--Goias-Goiania

Post by Cleomar Ribeiro »

Saudações a todos.

Pelo que compreendi, nós temos em comum ter visto a entrevista de Bill Moyers e Joseph Campbel veiculada pela TV Cultura, hein!? Estou achando isto engraçado. :D
Não aconteceu nada comigo. Mas comecei a ler os outros livros dele. Será aconteceu algo? Isto é intrigante.

Atenciosamente,

Cleomar Ribeiro

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Olá Cleomar!

Seja bem-vindo ao fórum!! :)

Ah, talvez lendo os livros algo ainda aconteça com você também! :D Não sei quais livros do Prof.Campbell você está lendo, mas o livro/transcrição da entrevista possui insights riquíssimos!!
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Cleomar,

Que bom que você encontrou o forum! O que eu gosto na obra do Campbell é a abertura. Eu não acho que é necessário que todas as pessoas sintam algo semelhante ao assistirem a entrevista de Campbell com Bill Moyers, ou ao lerem os seus livros. Eu creio que Campbell não teve pretensão de achar que seu trabalho iria tocar todas as pessoas de forma profunda. Ele achava que cada um poderia encontrar seu caminho através do universo, da criatividade, de uma obra significativa, da natureza, dos sonhos, etc., etc., etc... Este forum está aberto para compartilharmos estes encontros, mesmo que não tenham acontecido através da obra do Campbell.

Um abraço.

Theresa
Girassol

Joaquim Netto
Associate
Posts: 1
Joined: Wed Apr 20, 2011 8:47 pm
Location: BRAZIL

Post by Joaquim Netto »

Olá a todos, sou novo no fórum, meu nome é Joaquim e sou estudante de engenharia de materiais. O assunto mitologia sempre me chamou atenção, desde criança gostava de ler as histórias da mitologia grega. Logo que fui conhecendo outras mitologias comecei a identificar similaridades entre elas e me perguntava por que algumas histórias eram tão parecidas. Não ouvi nenhuma explicação convincente até que fosse apresentado aos trabalhos de Joseph Campbell a assim passei a admirar profundamente sua obra.

Será muito bom conversar com mais gente sobre isso nesse fórum. Gostaria de ter mais tempo livre mas a faculdade me ocupa quase que integralmente. Entretanto visitarei o fórum sempre que puder.

Abraços.

Joaquim Netto
Joaquim Netto

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Joaquim,

Bem-vindo ao fórum!

Eu também me encantei com a mitologia na infância. E assim como você encontrei na obra de Campbell uma maneira de compreender as ligações entre os mitos. A obra de Jung também vem abrindo portas para mim. Todos os seus comentários serão bem-vindos. Quem sabe as suas entradas no fórum poderão te ajudar a estabelecer uma pausa.

Um abraço,

Theresa
Girassol

Locked