Afinal, o que é o Natal?

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Afinal, o que é o Natal?

Post by Girassol »

Afinal, o que é o Natal?

Ainda é possível encontrar o eco de alguma estória Natalina em 2007?

Será que o sonho do Natal virou sinônimo de um sonho de consumo qualquer?

É fato consumado que enquanto algumas religiões negam o dia 25 de Dezembro, outras consideram esta data fundamental.

Será que é necessário pertencer a um sistema religioso para apreciar o conteúdo simbólico religioso/espiritual do dia 25 de Dezembro?

Quais aspectos mitológicos vocês vivenciaram ontem e anteontem?

Um abraço,

Theresa
Girassol

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Bem, o Natal só tem importância para quem é cristão. E é uma data emprestada dos cultos pagãos. Jesus sequer nasceu no dia 25. Para mim, o único significado que esta data possui é o histórico/mitológico, totalmente desprovido de sentido espiritual (e acho que não é à toa que se tornou uma data mais comercial do que religiosa).

Na minha opinião, para apreciar o "conteúdo simbólico religioso/espiritual" do Natal não é preciso pertencer ao sistema religioso em si, mas é pré-requisito obrigatório ter crenças cristãs.
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Liberto
Associate
Posts: 5
Joined: Sat Nov 10, 2007 2:14 am
Location: Curitiba, Brasil

Post by Liberto »

Olá, Girassol.

Gostei da tentativa de estimular os replies postando perguntas!

No meu caso, funcionou...

Quando vc perguntou se é necessário pertencer a algum sistema religioso para apreciar os conteúdos do Natal, eu me lembrei do que me mais me atraiu nos trabalhos de Campbell: a liberdade! :D

Talvez seja uma interpretação pessoal mas, creio que o estudo dos mitos nos dá as ferramentas para entender os simbolismos por trás dos ritos religiosos. Isso não dá uma incrível sensação de liberdade? Posso assim entender qualquer religião extraindo apenas o conteúdo por trás dos símbolos presentes nos ritos e costumes. :wink:

Um grande abraço.

mysterium coniunctionis
Associate
Posts: 8
Joined: Fri Oct 12, 2007 6:07 pm
Location: LUXITANIA_PORTO_PORTUGAL

Post by mysterium coniunctionis »

Olá!

Deixando de lado a parte comercial da questão,o Natalis Solis Invictos
éra epoca em que se celebrava em Roma o Renascimento do Sol
Invencivel.
A maioria dos Deuses solares nos diversos mitologias nasce precisamente neste dia, Jesus, Mitra, Attis, Horus, Dionísio ...creio que Campbell se refere a esta data em alguma de suas obras.
O fascinio do Solesticio de Inverno,em que o Sol começa nesse mesmo dia a vencer as trevas até ao momento em que atinge a Primavera
sempre despertou em todos os povos a ideia do renascimento e do nascimento do Heroi redentor
_â no ponto central,entre o Esquadro da Raz_£o e do Compasso da Intui_ß_£o,que est_° tudo o que se perdeu...

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Faço minhas, as suas palavras mysterium coniunctionis! :wink:
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Locked