Livros

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

mamfrc
Associate
Posts: 2
Joined: Thu Mar 19, 2009 11:00 am

Post by mamfrc »

Thereza e BlissFollower, obrigado pela acolhida ! :-)

Muitos anos atrás procurava dados sobre a influência das religiões e mitologia na Arte. Foi um caminho natural deparar-me com Eliade, Campbell, Jung, Kerényi, Corbin, Zimmer, Junito, etc. E o caminho inverso também, a Arte como veículo de compreensão do mito.

O Junito, como você lembrou BlissFollower, tem como campo específico a mitologia greco-romana. Talvez o grande mérito do Junito seja colocar o leitor dentro de uma herança greco-helênica com a qual convivemos, mas que muitos desconhecem. Porque ela a outra metada da herança cultural do ocidente, além da judaico-cristã.

Além da trilogia sobre a Mitologia Grega, temos também os Dicionários Mítico-Etimológico da Mitologia Grega e Religião Romana. Mas o material do Junito é mais vasto. Como suas conferências sobre Mitologia Grega e Psicologia Analítica, Teatro Egípcio e Grego, A Mitologia na Ficção Literária, O Feminino no Mito, etc. Falta um editor disposto a reunir esse material para publicação...

BlissFollower, já que você prefere as mitologias primitivas e orientais, não poderia faltar aqui o grande Heinrich Zimmer, de quem Campbell foi amigo e editor de suas obras. :-)

E sobre um trabalho de Campbell "menos hermético", além do "O Poder do Mito" e "Reflexões Sobre a Arte de Viver", existe um livrinho com pouco mais de cem páginas do analista junguiano Fraser Boa entrevistando Campbell: "Conversas com Joseph Campbell - E por Falar em Mitos".

Abração,

Marco

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Oi Marco!

Bem lembrado o Zimmer! Está na minha lista de livros a comprar o "A Conquista Psicológica do Mal" e o "Filosofias da Índia"! :)

Uma pena que os próprios livros de Campbell sejam muitas vezes difíceis de achar. Eu fiquei super feliz quando encontrei num sebo, por 6 reais (!!!!!), os livros Tu és Isso, e o Vôo do Pássaro Selvagem. O "Conversas com Joseph Campbell..." também estou em busca, e acho que provavelmente tenho mais chance de encontrá-lo é na estante virtual mesmo (esse site salva). :lol:

um grande abraço!
Karina
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Pessoal,

Obrigada pelas dicas Marco!

Para mim, não importa qual é o seu interesse específico em mitologia. O que importa é a existência de um interesse, pois este vem de você. Quando prestamos atenção às histórias tecidas pela mitoligia, no fundo, todas falam das questões fundamentais. A apresentação muda através dos tempos, e somos fisgados por ela.

Um abraço.

Theresa
Girassol

Locked