O mito de Prometeu.

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
mysterium coniunctionis
Associate
Posts: 8
Joined: Fri Oct 12, 2007 6:07 pm
Location: LUXITANIA_PORTO_PORTUGAL

O mito de Prometeu.

Post by mysterium coniunctionis »

Olá!
Há pouco tempo li a obra de Hesiodo "Teogonia,trabalhos e os dias",
um livro em que conta a origem do Mundo,dos Deuses e do homem segundo autor e a tradição da época.
É precisamente lá que se conta a historia dos irmãos Prometeu Hepimeteu ,Atlas e seu pai Japeto entre outros.

Um aparte.....

Quanto a Japeto,não era por acaso(acaso?não há acasos) o nome do pai do Pinoquio num conto actual?

Curioso,na lenda um dos filhos de Japeto,Prometeu "dá" o fogo aos homens.
Este Japeto do Pinoquio,dá vida a um boneco de madeira com uma personalidade muito peculiar

Mais curioso ainda é que varias lendas,entre os Nóricos,Celtas e outros povos do norte, diziam a origem do homem ser das árvores,Salgueiros,Carvalhos....

Dai que Japeto animou um boneco de madeira,isto é deu-lhe o fogo da vida.

Da madeira se extrai o fogo.Os povos primevos frixionavam dois pedaços de madeira rodando um sobre o outro fixo até que o calor da mesma fricção incendiava pequenas arbustos secos.
Para eles a vida e fogo eram sinonimos e ambos estavam na madeira.

Da mesma forma que se extrai o fogo para a vida a partir da madeira, também se pode dar vida á madeira,e foi o precisamente que Japeto fez com o Pinoquio.


Voltando.....

Voltando á lenda de Prometeu(o que pensa antes e faz depois),este recebeu de Zeus como companheira Pandora,mas recusou-a
e Epimeteu(o que faz primeiro e pensa depois) juntamente com ela abriram a famosa Caixa de Pandora.
Dai sairam todos os infortunios,as doenças,a fome,as desgraças,enfim o mal da humanidade.
Só ficou para tráz bem no fundo,a Esperança.


Ora aqui está honde quero chegar,se a Esperança estava na caixa dos males,juntamente com os outros males,não será ela também uma mal?

A esperança,diz-se, é o que se pode esperar de melhor ou menos mal depois de todo o infortunio cair sobra a vitima.,mas mesmo assim é o menos mal,e isso levanta questoes sobre o mal a sua continuidade e se alguma vez atingiremos de novo a "Idade de Ouro" em que tudo é perfeito e nem depende de necessidades de Esperança.
Diz-se...A Esperança é a ultima a morrer.Etc.
Não seré ela a imagem do célebre Mal-menor tantas vezes invocado???.
Acho que este mito,principalmente esta parte mereçe uma profunda reflexão.


Fico por aqui,por agora....
_â no ponto central,entre o Esquadro da Raz_£o e do Compasso da Intui_ß_£o,que est_° tudo o que se perdeu...

seacelo
Associate
Posts: 16
Joined: Wed Jun 25, 2008 2:45 pm

Post by seacelo »

buenas a todos. Interessante isto que escrevestes misteriun, não tinha ideia que a esperança estava também na caixa, e agora este fato explica muita coisa no meu entender. por exemplo, coloco minha vivencia destes ultimos anos(13) com portadores de transtorno mental mais especificamente dois que chamam minha atenção, ansiosos e depressivos, muitos casos são basicamente de pessoas que na esperança de alcançarem seus desejos, de alimentarem suas expectativos acontece ou fazem acontecer aquilo que não gostamos que aconteça, o óbito.desconsiderando a analise rala feita por mim, talvez muitos dos problemas enfrentados por estas pessoas se deva a esperança de realizar seus desejos e atenuar angustias ou seja parar ou diminuir o sofrimento. depois de ler o que escrevestes a luz de uma melhor compreensão da vivencia humana fica mais fácil. obrigado

soniabranco
Associate
Posts: 1
Joined: Sun Jul 27, 2008 7:31 pm
Location: Brazil

Post by soniabranco »

Você vai encontrar esta referência sobre o fogo de Pr emometeu como doador de vida em varios outros contos, mas também vai encntrá-lo com o aspecto moralizante ou destruidor, pois a final, foi por conta do conhecimento do fogo que Prometeu sofreu 300 anos de destruição e ressuscitação.
Contudo, o fato da esperança estar na caixa dos males, apresenta a reflexão de que a esperança nos impede de continuar, de seguir um certo caminho, de impedir uma ação.
Não sofra, não chore, não sinta, Não tenha sentimentos, tenha esperança.
I am a brazilian teacher, that makes researches about the miths in then fairly tales.

seacelo
Associate
Posts: 16
Joined: Wed Jun 25, 2008 2:45 pm

Post by seacelo »

oi gente, amigos meus depois que comentei sobre a esperança fizeram uma pesquisa e acharam isto: a esperança era a ultima na caixa de pandora, que foi fechada no instante em que a esperança ia sair, pergunto o ser humano poderia espalhar a doença, o sofrimento e negar o presente, o dom da esperança, doentio ou maledicencia? abraços a todos

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi soniabranco,

Que bom que você encontrou este fórum!

O mito de Prometeu evoca muitos pontos de partida. Para mim, o importante é manter o espaço de troca aberto, sem a preocupação de identificar o que está “certo” ou o que está “errado”.

Um abraço.

Theresa
Girassol

Locked