Descobrindo a mitologia pessoal

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
ligia
Associate
Posts: 10
Joined: Fri Nov 28, 2008 8:14 pm
Location: Sao Paulo, Brazil
Contact:

Descobrindo a mitologia pessoal

Post by ligia »

Olá pessoal.
Vocês devem ter notado que estou bastante curiosa a respeito de várias coisas.

O tema da mitologia pessoal é bastante interessante, e parece que visto de formas muito diferentes. Gostei de uma conversa no fórum em inglês, onde esse mito pessoal que norteia a vida a partir de dentro é comparado com a água onde o peixe vive: não se tem consciência dela, mas é dela que se vive, e pode ser água doce, salgada, estagnada, etc. Tomar consciência dessa água seria a bênção, bem-aventurança.

Fiquei procurando essa água em que me movo, e pensei que tenho algumas vagas crenças que me dão alento, que me levam a buscar formas de expressão e relação. Pra mim parece que houve de fato uma queda da humanidade em algum ponto remoto do passado, e que um mundo de cooperação já existiu e pode ser recuperado.

Posso pensar em alguns mitos ligados a isso, mas tem toda a cara de expulsão do Paraíso, não é?

A nível racional - fui educada como católica - não gosto de abraçar a mitologia bíblica. Também porque sei da supressão dos mitos indígenas e africanos na nossa cultura, e sei que meus antepassados incluem essas duas culturas portanto para eles outros mitos faziam mais sentido.

Por outro lado, cresci com muitos contos de fadas, e sei que incorporei coisas deles, como a visão do feminino passivo, mas cheio de conhecimentos outros que não o do guerreiro. Também gosto dos mitos onde aparece a ajuda animal.

Por mais um lado ainda, no fórum sobre este tema alguém escreveu que o mito pessoal seria aquilo que você, ao fazer, sente que está "na sua água".

Para mim, isso acontece quando cuido de plantas, quando mexo com a terra, ainda que dê tudo errado. É uma das poucas horas em que consigo parar de pensar, em que estou completamente imersa no que faço. Não existe tempo, só o aqui-agora.

Gostaria de saber o que vocês já pensaram sobre seus próprios mitos pessoais, se alguém quiser compartilhar ficarei grata.

Lígia

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Olá Lígia,

Bemvinda ao forum! Eu achei suas colocações sobre a mitologia pessoal bem interessantes. A imagem do peixe na água traduz bem a proximidade que cada um de nós tem com os seus mitos pessoais. Como peixe, com certeza, eu já experimentei muitos tipos de água!

Também sinto atração e fascínio por mitos de outros lugares e de outras epocas.

Tem um livro entitulado “Mitologia Pessoal – A Psicologia Evolutiva do Self” da editora Cultrix. Stanley Krippner escreveu este livro sob a orientação de Joseph Campbell.

Um abraço.

Theresa
Girassol

BlissFollower
Portuguese Forum Moderator
Posts: 90
Joined: Sat Sep 01, 2007 9:29 pm
Location: Brazil
Contact:

Post by BlissFollower »

Oi Lígia! :)

Eu adoraria compartilhar alguma coisa sobre o meu mito pessoal, mas a bem da verdade, eu ainda não sei qual a minha mitologia...

Você falou que consegue se desprender de tudo, parar de "pensar" quando mexe com a terra... Jung tinha uma atividade ao ar livre, ele gostava de construir castelos com as pedras ao redor do lago onde morava, na Suíça. Eu ainda não encontrei algo que me fizesse parar totalmente com o pensamento, algo que tivesse um efeito parecido ao da meditação. Para mim, o que mais chega próximo disso é ler. Já tentei pintura em tela e desenho, além de canto lírico. Mas, apesar de até estas atividades terem tido um efeito benéfico, o efeito não durou por muito tempo.

Você falou que não gosta de abraçar a mitologia bíblica... bem, toda vez que leio ou ouço isso fico feliz! Que bom que você não é mais uma a adotar uma mitologia limitadora, belicosa e preconceituosa como a judaico-cristã. Uma mitologia em que é o homem que gera uma mulher (OMG!!!) e que quanto mais você nega a Natureza, mais "santo" você é. :roll:

Estou lendo atualmente o livro "Tu és Isso", do prof. Campbell, e já estou recomendando-o para todo mundo que também está em busca de sua própria aventura. O livro é um pouco difícil de achar, mas vale muito a pena... Espero que com a leitura dele, os horizontes se abram um pouco mais para mim!
“Nós podemos tornar nossa vida feliz ou miserável. As duas coisas dão o mesmo trabalho.”

(Carlos Castañeda)

ligia
Associate
Posts: 10
Joined: Fri Nov 28, 2008 8:14 pm
Location: Sao Paulo, Brazil
Contact:

Post by ligia »

Olá Girassol e BlissFlower!

Estou lendo Mito e transformação, onde o Campbell cita esse episódio da vida do Jung. Já comprei Tu és isso, a edição está disponível (comprei na Livraria Cultura). Também li o livro de Stanley Keleman, Mito e corpo, onde ele fala de conversas entre ele e Campbell quando trabalharam juntos. Parece-me que essa passagem pelo corpo é importante: os mitos são expressão de funções corporais. Os deuses gregos são personificações de funções corporais, diz o Campbell. Para o Jung, a psique é material. Quando o Jung passou a usar as mãos, a fazer construções, começou a sonhar mais, sonhos "grandes". Ele vinha de uma família de origem rural, principalmente por parte de mãe, daí a ligação com terra.

Também pra mim, a origem rural não é muito antiga, por parte de pai e de mãe. E, desde criança, sempre gostei de plantar.

Keleman fala sobre a constituição física, endo, meso ou ectomorfo, como correspondendo ao agricultor dos vales, o guerreiro das montanhas, ou o sábio eremita. Isso é, cada um de nós é os 3, mas um predomina. Por esse caminho, sendo uma endomorfa, faz sentido tentar encontrar em mim essa mitologia dos agricultores, e não a dos heróis-guerreiros, por mais que nossa cultura urbana valorize esse tipo.

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi pessoal,

Eu também encontro meu momentos de silêncio trabalhando no jardim e nos pequenos jarros dentro de casa. Eu nasci no Rio e morei em pequenos apartamentos até os dez anos de idade. Minha avó tinha jarros de plantas, e eu recebi a importante função de regá-los a partir de os três anos. Eu assumi essa tarefa com muita responsabilidade e prestava atenção para dar a cada planta a quantidade de água necessária. O meu pequeno regador tinha o formato de um duende; eu o chamava de “meu velhinho”. Eu acreditava que os seus olhos mexiam e que ele era capaz de me ajudar na tarefa de cuidar das plantas.

Aos 47 anos de idade, este regador é um dos poucos brinquedos que eu ainda tenho. Com certeza, esta experiença faz parte da minha mitologia pessoal!

BlissFollower: bom dia! Um dia você encontrará algo que servirá de ponte para seu silêncio.

Um abraço.

Theresa
Girassol

ligia
Associate
Posts: 10
Joined: Fri Nov 28, 2008 8:14 pm
Location: Sao Paulo, Brazil
Contact:

Post by ligia »

Olá Girassol.
Tanto tempo depois, quero dizer que comprei e li Mitologia pessoal, de Krippner e Feinstein. Comecei a fazer o trabalho, a passo de tartaruga, estou só no começo e acho interessante.

Nesse ínterim li Mito e corpo, do Keleman, onde ele cita Campbell nos workshops que fizeram juntos. Como estou participando de um grupo que pratica algumas propostas do Keleman, penso em juntar as duas coisas, e trabalhar a mitologia pessoal junto com a realidade somática. Não sei como, você já viu algo assim?

Tentei contato com a Round Table de Sampa, onde vivo, mas acho que ela não está ativa.

Boa Páscoa... apesar de ter sido esquecida a raiz mítica dessa data!

Lígia

Girassol
Working Associate
Posts: 237
Joined: Fri Nov 12, 2004 12:23 am

Post by Girassol »

Oi Lídia,

Tudo bem? Na minha experiencia pessoal, quando eu mergulho na mitologia a questão do tempo e do espaço não é proporcional. Não se procupe com os seus “passos de tartaruga”! Eu vou tentar entrar em contato direitamente com o pessoal de São Paulo, se eu conseguir peço para eles se comunicarem com você.

Acho que mitologia e corpo têm tudo a ver. Campbell mencionava que o material do mito é o material do nosso corpo (metabolismo, orgãos, sonhos, etc). Para mim, a relação entre o conteúdo dos livros de Krippner e Keleman podem criar pontos de partida bem interessantes.

Eu também me sinto mitologicamente solta e sem uma conexção profunda e significativa durante a Páscoa.

Um abraço.

Theresa
Girassol

Locked