Novo membro

Você gosta de conversar sobre assuntos relacionados a Mitologia, Simbologia, Psicologia/Psicanálise (Carl G. Jung, Freud e outros), Rituais, Folclore, Religião comparada, Sonhos e principalmente Joseph Campbell em português? Ou quer saber mais sobre esses assuntos? Então junte-se a nós!

Moderator: Girassol

Locked
Fabio Azevedo
Associate
Posts: 3
Joined: Mon Jul 30, 2012 11:49 pm

Novo membro

Post by Fabio Azevedo »

Olá Girassol,

Acabei de me cadastrar, admiro e estudo a obra de Joseph Campbell e creio que este é o melhor espaço para aprender mais a respeito de seus estudos e idéias.

Girassol, percebi que a grande maioria dos membros usa nome fictício, isso é algum padrão, existe algum motivo oculto ao explicitar e compartilhar idéias nos fóruns?

Bem, sou recém chegado, e gostaria de participar e conhecer pessoas que partilhem da mesma paixão por mitologia e linguística.

Aguardo seu retorno, muito obrigado.

Fábio Azevedo

Greg Shaw
Associate
Posts: 4
Joined: Tue Apr 05, 2005 10:42 pm
Location: Bras__lia, Brasil

Identidade

Post by Greg Shaw »

Olá Fábio,

Sua pergunta sobre o uso de nome fictícios é muito profunda.

A questão é muito maior que os padrões do site da Fundação Joseph Campbell. O uso de nomes fictícios começou bem antes da existência da Internet, a invenção do prelo e da primeira lingua humana. O ato de fingir ter uma outra identidade representa uma tentativa banal de experimentar com a criação de mitologia. Eu digo banal pois trocar somente o nome falta a criação da história, alma e coerência com a sociedade que deveria acompanhar um verdadeiro processo de criar uma nova mitologia.

Em geral, dentro da Internet e na minha vida dia a dia, eu prefiro usar o meu nome como consta na minha identidade brasileira ou pelo menos um subconjunto dele. Já tenho bastante para fazer em termos de criar a minha própria mitologia sem ter de preocupar com outras identidades fictícias.

O que chama a minha atenção é a possibilidade para a Terra ficar se tornando sempre mais tranquilo e fascinante para todo mundo através da obra de Campbell que mostra os benefícios de praticar respeito entre todas as culturas do mundo.

Um abraço,

Greg
Gregory L Shaw

Fabio Azevedo
Associate
Posts: 3
Joined: Mon Jul 30, 2012 11:49 pm

Post by Fabio Azevedo »

Sim Greg,

Estudar mitologia é estudar profundamente os anseios da alma de seres que quando humanos querem ser mais, supra-humanos, além das limitações que os igualizam e restringem o poder de influência sobre o próximo, estimulando a eterna busca por um poder etéreo, inquestionável e incontestável aos simples e limitados humanos.
Entender a mitologia na formação da humanidade, facilita a compreensão dos conflitos sociológicos que atrasam a evolução do senso de bem-comum, questão que não se resolverá na nossa era e muito menos nas próximas, pois enquanto formos humanos, sofreremos de humanidades, coisa de humano se é que me entende.

Um abraço cordial,

Fábio

Locked